segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ensaio sobre a cegueira.

 Ontem eu assisti ao filme, baseado no livro do prêmio Nobel de Literatura José Saramago, 'Ensaio sobre a cegueira'. A direção é assinada pelo brasileiro Fernando Meirelles e conta no elenco a surpreendente Juliane Moore e Gael García Bernal (Deus, me abana). 
O enredo trata de um homem que, no meio do trânsito, torna-se cego. A cegueira acaba mostrando-se altamente contagiosa e só uma mulher que a escapa.
Com uma direção forte, uma câmera com traços de pertubação (embaçamento, contraste muito claro e forte, foco fora da cena...) e atuação primorosa dos atores. O filme segue fielmente o livro, o que me deixou muito feliz.

Agora a parte pessoal: Achei extraordinária a direção do Fernando Meirelles, que já havia mostrado-se um bom diretor em 'O jardineiro fiél' e 'Cidade de Deus', sendo o último de pouco agrado a mim. Fiquei emocionado em certos momentos e acho que toda a perturbação é válida e, ouso, necessária. Tomadas inteligentes, práticas e estéticas (além de toda a 'feiúra' que há).

Recomendo os dois, livro e filme, além dos outros títulos assinados por Fernando Meirelles e José Saramago (destaque para 'O jardineiro fiél' e 'Intermitências da morte' respectivamente).
Enfim, um beijo pra vocês.
Briel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário